Alimentação saudável - 31 de março – Dia da Saúde e Nutrição

AUTORA
Professora Ione de Fátima e Souza dos Santos, 5º ano A

Os 24 alunos do 5º ano A da Escola Municipal Professora Theresa Gaertner Seifarth desenvolveram atividades durante o mês de março sobre alimentação saudável.

O “Dia Nacional da saúde e nutrição” comemorado no dia 31 de março é uma data oportuna para pensarmos na nossa própria saúde, alimentação e hábitos.

Como a nossa escola é de período integral e é responsável pelas principais refeições do dia, faz se necessário que os alunos tenham conhecimento da importância de alimentar – se bem, permitindo-se experimentar alimentos diversos. O cardápio que a escola oferece é elaborado por um nutricionista garantindo às necessidades nutricionais.

Iniciamos a atividade desse dia com o vídeo “Conhecendo os alimentos com o Sr, Banana” que nos fala da importância dos alimentos no nosso dia a dia.

Os alunos aprenderam que a prática de uma boa alimentação começa desde cedo, que comer bem não significa ingerir alimentos somente em quantidades e sim em qualidades e variedades, para isso é importante conhecer os alimentos e o valor nutricional de cada um.

Um assunto muito sério e bastante discutido foi sobre a obesidade e que comer alimentos em grandes quantidades causa o excesso de peso e que traz sérios problemas para a nossa saúde e que comer em quantidade insuficiente leva a desnutrição. Por isso a nossa alimentação deve ser equilibrada.

Percebemos na conversa que existe uma preocupação dos alunos com relação a ingestão de guloseimas, eles tem consciência que devemos evitar comer doces, hambúrgueres, sanduíches e refrigerantes, que tudo isso pode matar a fome, porém a alimentação não é nutritiva. Houve aluno que relatou que em casa existe uma regra para esses alimentos que não são proibidos e sim podem comer de vez em quando.

Reforçando todo o conteúdo trabalhado construímos o “Coração de Alimentos Saudáveis” com figuras que os alunos trouxeram de casa.

Na sequência para estimular a alimentação saudável, os alunos brincaram juntos, com o jogo “Trilha da alimentação”. Para isso, foi necessário cada trio utilizar um dado e cada jogador um marcador. Receberam a explicação das regras que estão na própria trilha.

Divertiram – se muito e houve um grande aprendizado. As crianças aprenderam que devemos comer muitas frutas, verduras e legumes, priorizando sempre que para uma boa nutrição é necessário ter uma variedade adequada de nutrientes para a nosso corpo.




















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto JEPP ( Jovens Empreendedores Primeiros Passos)

Anuário dos Campos Gerais