Cooperativismo
Professora Margarete do Rocio Rodrigues, 5º ano A. Escola Municipal Professora Theresa Gaertner Seifarth.
A professora Margarete do Rocio Rodrigues desenvolveu, com a turma do 5º ano A da Escola Municipal Theresa Gaertner Seifarth, uma aula enriquecedora sobre o tema Cooperativismo, com o objetivo de ampliar a compreensão dos alunos sobre esse modelo de organização social e econômica, valorizando a cooperação em detrimento da competição.
A aula teve início com a exibição de uma videoaula do Projeto Vamos Ler, realizada em parceria com a Cooperativa Frísia. No vídeo, os alunos puderam aprender de forma clara e envolvente o que é, de fato, o termo cooperativismo, além de refletirem sobre como esse conceito está presente no cotidiano das pessoas. Foram abordados os sete princípios do cooperativismo, ilustrados com exemplos práticos e próximos da realidade dos estudantes.
Durante a exibição, os alunos foram convidados a observar que cooperar é diferente de competir, e que o cooperativismo possui uma origem histórica marcada por valores como solidariedade, ajuda mútua e democracia. O vídeo foi finalizado com uma animação didática, que facilitou a compreensão dos resultados e benefícios de ações cooperativas dentro de uma comunidade.
Como síntese integradora, foi proposto que os alunos escolhessem uma das seguintes produções:
∙ uma foto;
∙ um texto;
∙ um vídeo entrevistando alguém da família sobre o tema;
∙ ou ainda uma ação prática, como a criação de um cartaz com desenho ou animação.
O retorno dos alunos foi muito positivo. As atividades entregues foram variadas e criativas: vídeos, textos, ilustrações e até um exemplo prático de cooperação. Um ponto de destaque foi o envolvimento das famílias nas produções, o que contribuiu significativamente para o fortalecimento do aprendizado e a valorização do cooperativismo como realidade concreta na comunidade local.
Vale ressaltar que o município de Carambeí possui diversas cooperativas instaladas, o que tornou o conteúdo ainda mais relevante e próximo da vivência dos alunos. A participação ativa dos estudantes, aliada ao apoio familiar, tornou a aula um momento significativo de aprendizado coletivo e reflexão sobre os valores que sustentam uma sociedade mais justa e colaborativa.
A professora Margarete do Rocio Rodrigues desenvolveu, com a turma do 5º ano A da Escola Municipal Theresa Gaertner Seifarth, uma aula enriquecedora sobre o tema Cooperativismo, com o objetivo de ampliar a compreensão dos alunos sobre esse modelo de organização social e econômica, valorizando a cooperação em detrimento da competição.
A aula teve início com a exibição de uma videoaula do Projeto Vamos Ler, realizada em parceria com a Cooperativa Frísia. No vídeo, os alunos puderam aprender de forma clara e envolvente o que é, de fato, o termo cooperativismo, além de refletirem sobre como esse conceito está presente no cotidiano das pessoas. Foram abordados os sete princípios do cooperativismo, ilustrados com exemplos práticos e próximos da realidade dos estudantes.
Durante a exibição, os alunos foram convidados a observar que cooperar é diferente de competir, e que o cooperativismo possui uma origem histórica marcada por valores como solidariedade, ajuda mútua e democracia. O vídeo foi finalizado com uma animação didática, que facilitou a compreensão dos resultados e benefícios de ações cooperativas dentro de uma comunidade.
Como síntese integradora, foi proposto que os alunos escolhessem uma das seguintes produções:
∙ uma foto;
∙ um texto;
∙ um vídeo entrevistando alguém da família sobre o tema;
∙ ou ainda uma ação prática, como a criação de um cartaz com desenho ou animação.
O retorno dos alunos foi muito positivo. As atividades entregues foram variadas e criativas: vídeos, textos, ilustrações e até um exemplo prático de cooperação. Um ponto de destaque foi o envolvimento das famílias nas produções, o que contribuiu significativamente para o fortalecimento do aprendizado e a valorização do cooperativismo como realidade concreta na comunidade local.
Vale ressaltar que o município de Carambeí possui diversas cooperativas instaladas, o que tornou o conteúdo ainda mais relevante e próximo da vivência dos alunos. A participação ativa dos estudantes, aliada ao apoio familiar, tornou a aula um momento significativo de aprendizado coletivo e reflexão sobre os valores que sustentam uma sociedade mais justa e colaborativa.
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