Projeto JEPP ( Jovens Empreendedores Primeiros Passos)

AUTORA
Professora Jaqueline Ferreira Gomes dos Santos

Turmas: Do 1º ano ao 5º ano

Número de alunos: 209 alunos

O Projeto do SEBRAE - JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) foi aplicado na Escola Theresa no período de abril a setembro deste ano nas turmas dos 1º aos 5º anos.

Nos 1º anos A e B estudaram o tema da apostila (O mundo das ervas aromáticas) os alunos aprenderam sobre a natureza (cuidados para com ela, os perfumes e aromas podem ser extraídos de frutas, flores, plantas e alimentos). Eles deram o nome da micro-empresa de PEROMA (significa Perfume e aroma). No seu plano de negócios desenvolveram os seguintes produtos para a feira: saches, escalda pés, sabonetes e venda de flores.

Contudo no 2º ano A estudaram o tema Temperos Naturais (micro empresa Espantalho Campesina) e 2º Ano B (micro-empresa TEMPERINHOS DO CHICO BENTO) pesquisaram sobra à zona urbana (vida atribulada de alimentos e temperos industrializados) e com isto veio a reflexão sobre a vida tranquila do campo, de refeições preparadas com temperos naturais. Também realizaram estudos sobre o sal e seus benefícios ou excesso do mesmo no preparo das refeições; causando a pressão alta nas pessoas. Por meio destes voltaram a valorizar a pequena horta e o preparo das comidas com temperos naturais. Em seu plano de negócios venderam na feira: sal temperado, salsa, cheiro verde e suco de abacaxi com hortelã.

Nas turmas dos 3º anos A (Micro empresa- DIVERCICLE- diversão com reciclagem) e 3ºB (micro-empresa INFANCATA – infância com sucata cujo símbolo era um robô (feito de materiais eletrônicos reciclados) do museu do NEMO em Amsterdam na Holanda (Personagem da obra de Julio Verne). Sendo assim os alunos se envolveram no tema da apostila JEPP (oficina de brinquedos ecológicos) estudaram sobre a questão do lixo um problema para todo o planeta, a preservação da natureza por meio da reciclagem. Construíram brinquedos de forma lúdica e descobriram que reciclar é uma necessidade de preservação ambiental e, sobretudo dar destino correto ao lixo e acabar com o consumismo exagerado na sociedade atual. Também aprenderam sobre a importância do orçamento familiar e empresarial para o equilíbrio dos gastos e assim aprenderam a economizar. Enquanto linha de produção os alunos fabricaram quebra-cabeças, jogo tangram, Jogo da velha feitos com embalagens de caixas de leite. Como compromisso familiar às turmas fizeram brinquedos com materiais recicláveis em casa; os quais trouxeram para vender na feira.

Entretanto os 4 º anos A e B trabalharam na locadora de brinquedos com a micro-empresa LOCABRINK. Os brinquedos foram doados pela comunidade escolar e locados nos meses de agosto e setembro para as turmas na escola no intervalo do almoço. Sendo assim cada dia uma turma brincava na locadora. Para brincar os alunos pagaram à quantia de R$ 0,50 pelo aluguel dos brinquedos. Nestas ocasiões havia um grupo responsável da empresa para atender a locadora e os alunos que estavam brincando nela. Estas turmas também desenvolveram a Companhia de Teatros. Estes foram adaptados para o tema empreendedorismo, por meio dos clássicos infantis. As peças receberam os seguintes nomes: Chapeuzinho vermelho vai às compras (4º ano A) e Porquinhos empreendedores (4º ano B). A estréia dos teatros aconteceu como abertura do JEPP para os pais e comunidade escolar. Neste dia a locadora cobrou o valor de R$ 0,50 o ingresso para todos assistirem as peças teatrais. O lado artístico se sobressaiu às peças trouxeram alegria ao público e reflexão sobre ser um empreendedor consciente (aquele que precisa ficar atento ao consumismo exagerado e também a necessidade do equilíbrio empresarial e familiar nos diversos orçamentos).

Todavia os 5º anos A e B estudaram o tema JEPP (cores e sabores) aprenderam sobre os alimentos, suas propriedades, a questão dos desperdícios dos mesmos, cuidados de higiene, limpeza e preparo dos mesmos. Conceitos matemáticos forma trabalhados no contexto educativo como: cálculos, tabelas, gráficos (tratamento de informações). Os alunos se tornaram pesquisadores de receitas práticas de sabores e cores. Perceberam na realidade (em experiências de culinária) como é desenvolver uma receita para vender dentro dos requisitos de higiene, limpeza; quanto ao preparo dos alimentos. E assim pesquisaram todos os aspectos de estrutura e funcionamento que uma empresa alimentícia deve ter para vender seus produtos e ter sucesso. Desta forma o 5º ano A (micro-empresa CONFEITARIA DO AMOR) desenvolveu a receita de brigadeiro frio (240 doces) e o 5º ano B (micro-empresa DELÍCIAS COM ÁGUA NA BOCA) confeitaria de bolachas de fubá (produção de 1000 bolachas). Também houve troca de receitas e composição dos cadernos de culinária para os alunos e suas famílias.

Enquanto complemento dos estudos realizados os alunos se interessaram por dois empreendedores que tornaram sonhos em realidade: Walt Disney e Maurício de Sousa. Mediante este aspecto tivemos que desenvolver estúdio de desenhos em toda a escola. Como resultado as crianças ampliaram a coordenação motora fina, senso estético e a criatividade. Surgiram inúmeros desenhistas que atualmente perceberam que os desenhos estão em tudo, ou seja, em cartazes, revistas em quadrinhos, panfletos, desenhos animados e filmes. Eles estão presentes em diversos ramos profissionais desde a engenharia, a publicidade, arquitetura, moda e outros.

Considero relevante ressaltar que todos os alunos da escola participaram do projeto JEPP, realizaram suas produções e estudaram para vender seus produtos na feira. Sendo assim cada empresa envolveu vários setores; desde as linhas de montagem em sua estrutura e funcionamento. Desta maneira os alunos que venderam os produtos da feira estavam representando todos os outros que se envolveram na linha de montagem. Conceitos matemáticos foram trabalhados envolvendo cálculos diversos. O dia da feira na escola (16/09 - período vespertino) foi especial para os educandos; pois estes contemplaram os resultados dos estudos realizados mediante o projeto e tiveram a oportunidade de na realidade ver a sua empresa funcionando com sucesso de vendas e além das expectativas. Durante todo o processo foram trabalhados os seguintes temas: cooperação (um somos todos nós), ética, concorrência leal e valores. É importante ressaltar que a escola toda se envolveu de maneira integrada: Equipe Gestora, Professores, Profissionais e Pais assumiram a relação de interdependência (um colaborando com outro delegando funções tudo em prol da aprendizagem dos alunos). As situações educativas foram pensadas em termos de estrutura e funcionamento para que as empresas formadas pelos alunos tivessem uma linha empreendedora de bons produtos, com embalagens, rótulos e propagandas.

Em síntese, o que mais definiu este projeto é que as crianças foram protagonistas de todas as ações educativas. Tendo como consequências inúmeros aprendizados. Contudo para nós educadores o mais importante foi às vivências significativas do trabalho da vida do adulto no universo infantil, ou seja, aprendizagem com sabor de infância repleto de sorrisos dos alunos “os protagonistas desta história empresarial de sucesso”.















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