“30 ANOS DE CARAMBEÍ E 100 ANOS DA FRÍSIA”
Professora: Margarete do Rocio Rodrigues, 5º ano A. Escola Municipal Professora Theresa Gaertner Seifarth.
Dando continuidade ao estudo sobre Cooperativismo, os alunos do 5º ano A da Escola Municipal Professora Theresa Gaertner Seifarth, em Carambeí, participaram de atividades inspiradas pelo tema “30 ANOS DE CARAMBEÍ E 100 ANOS DA FRÍSIA”, dentro do Projeto Vamos Ler.
A proposta teve como principal objetivo fortalecer a identidade local, trabalhar a história do município e desenvolver, de forma prática, os princípios do cooperativismo, por meio de atividades interdisciplinares, contextualizadas e significativas para os alunos.
A aula teve início com a leitura da revista educativa Isa e os exploradores do Agro, disponibilizada individualmente para cada estudante. A partir da leitura, os alunos participaram de momentos de interpretação, reflexão e diálogo sobre a importância do agro, do cooperativismo e da atuação da Frísia no desenvolvimento da cidade.
Na sequência, os alunos foram motivados a realizar diferentes produções, entre elas:
∙ Produção de textos;
∙ Gravação de vídeos;
∙ Criação de histórias em quadrinhos, inspiradas na estrutura da revista.
Como atividade integradora e prática, a professora propôs que os alunos vivenciassem o cooperativismo na prática, por meio de uma ação solidária e colaborativa. Para isso, foi organizada a produção de docinhos, que foram vendidos entre os próprios alunos da turma e também ofertados aos estudantes dos 3º e 4º anos da escola.
A Cooperativa Frísia contribuiu com a doação de 27 caixinhas de leite condensado, matéria-prima fundamental para a produção dos doces. A professora ficou responsável pelo preparo dos docinhos, enquanto os alunos organizaram a venda, divulgação, controle e comercialização, exercitando na prática os valores do trabalho em equipe, responsabilidade, organização e cooperação.
Com o valor arrecadado RS 1026,00 ( um mil e vinte e seis reais), a turma conseguiu custear um passeio de encerramento, que simbolizou tanto a finalização do ano letivo quanto o encerramento de um ciclo importante, já que os alunos seguirão para o 6º ano no próximo ano. Toda a comunidade escolar colaborou, seja comprando os doces ou auxiliando na divulgação da ação.
A vivência foi extremamente significativa, pois os alunos puderam compreender, de forma concreta, o verdadeiro sentido do COOPERATIVISMO: planejar, organizar, dividir tarefas, estabelecer metas e trabalhar coletivamente para alcançar um objetivo comum.
Como momento de culminância e integração com as tecnologias digitais, ao final da atividade foi utilizada a Inteligência Artificial (IA) para a criação de desenhos no estilo Bobbie Goods, a partir das fotos da atividade realizada, proporcionando aos alunos uma experiência lúdica, inovadora e alinhada às práticas contemporâneas de ensino.
A aula mostrou-se altamente exitosa, promovendo aprendizagem significativa, desenvolvimento da autonomia, trabalho em grupo, protagonismo estudantil e fortalecimento dos vínculos com a história e a cultura local.
Dando continuidade ao estudo sobre Cooperativismo, os alunos do 5º ano A da Escola Municipal Professora Theresa Gaertner Seifarth, em Carambeí, participaram de atividades inspiradas pelo tema “30 ANOS DE CARAMBEÍ E 100 ANOS DA FRÍSIA”, dentro do Projeto Vamos Ler.
A proposta teve como principal objetivo fortalecer a identidade local, trabalhar a história do município e desenvolver, de forma prática, os princípios do cooperativismo, por meio de atividades interdisciplinares, contextualizadas e significativas para os alunos.
A aula teve início com a leitura da revista educativa Isa e os exploradores do Agro, disponibilizada individualmente para cada estudante. A partir da leitura, os alunos participaram de momentos de interpretação, reflexão e diálogo sobre a importância do agro, do cooperativismo e da atuação da Frísia no desenvolvimento da cidade.
Na sequência, os alunos foram motivados a realizar diferentes produções, entre elas:
∙ Produção de textos;
∙ Gravação de vídeos;
∙ Criação de histórias em quadrinhos, inspiradas na estrutura da revista.
Como atividade integradora e prática, a professora propôs que os alunos vivenciassem o cooperativismo na prática, por meio de uma ação solidária e colaborativa. Para isso, foi organizada a produção de docinhos, que foram vendidos entre os próprios alunos da turma e também ofertados aos estudantes dos 3º e 4º anos da escola.
A Cooperativa Frísia contribuiu com a doação de 27 caixinhas de leite condensado, matéria-prima fundamental para a produção dos doces. A professora ficou responsável pelo preparo dos docinhos, enquanto os alunos organizaram a venda, divulgação, controle e comercialização, exercitando na prática os valores do trabalho em equipe, responsabilidade, organização e cooperação.
Com o valor arrecadado RS 1026,00 ( um mil e vinte e seis reais), a turma conseguiu custear um passeio de encerramento, que simbolizou tanto a finalização do ano letivo quanto o encerramento de um ciclo importante, já que os alunos seguirão para o 6º ano no próximo ano. Toda a comunidade escolar colaborou, seja comprando os doces ou auxiliando na divulgação da ação.
A vivência foi extremamente significativa, pois os alunos puderam compreender, de forma concreta, o verdadeiro sentido do COOPERATIVISMO: planejar, organizar, dividir tarefas, estabelecer metas e trabalhar coletivamente para alcançar um objetivo comum.
Como momento de culminância e integração com as tecnologias digitais, ao final da atividade foi utilizada a Inteligência Artificial (IA) para a criação de desenhos no estilo Bobbie Goods, a partir das fotos da atividade realizada, proporcionando aos alunos uma experiência lúdica, inovadora e alinhada às práticas contemporâneas de ensino.
A aula mostrou-se altamente exitosa, promovendo aprendizagem significativa, desenvolvimento da autonomia, trabalho em grupo, protagonismo estudantil e fortalecimento dos vínculos com a história e a cultura local.




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