Projeto Patrimônio de Carambeí – Capela Imaculada Conceição

AUTORA
Professora Rosana Spinardi de Oliveira, 4º ano A

A turma dedicou-se seriamente desde os primeiros estudos através de pesquisas, fotos nas quais elas tiveram a oportunidade de conhecer a história escrita em documentos, para posterior visitação e comparação do então patrimônio móvel e imóvel.

Realizamos o passeio em um dia ensolarado o qual tornou-o mais proveitoso, pois eles tiveram a oportunidade de conhecer o local e arredores citados no projeto, inclusive o local a qual foi a moradia de meus avós maternos e minha mãe, local esse que ainda conserva um grande pomar com inúmeras árvores frutíferas. As crianças puderam colher frutos da época e degustá-las ao pé, conhecendo então um pouco mais da cultura das pessoas daquela época.

Durante o passeio, entrevistamos algumas pessoas que residem nesse local e que carregam grande parte da história vivida pelos seus avós e passadas de geração em geração, ouviram relatos sobre o respeito aos mais velhos, crendice popular, modo de vida e costumes. Após um delicioso piquenique debaixo das árvores da pracinha em frente a capela, retornamos para a escola, agora cheios de conhecimentos.

A última etapa do projeto foi fazer o registro em grupos de cinco alunos sobre tudo o que aprenderam com escrita, desenhos e muitas fotos tiradas no passeio.

Concluímos o trabalho percebendo como foi importante para as nossas crianças, despertando a curiosidade e o prazer em desenvolver o trabalho em sala de aula, contribuindo assim com uma aprendizagem mais significativa a qual ficará para sempre em suas memórias.











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto JEPP ( Jovens Empreendedores Primeiros Passos)

Anuário dos Campos Gerais