Brincando, reciclando e aprendendo

AUTORA
Professora Ione de Fátima e Souza dos Santos, 5º ano A

Os 18 alunos do 5º ano A da Escola Municipal Professora Theresa Gaertner Seifarth desenvolveram atividades de como reaproveitar o lixo que produzimos.

No primeiro momento as atividades foram desenvolvidas com o auxílio do material da (MPT), cartilha: Incentivo à Reciclagem, com objetivo de desenvolver em nossos alunos ações e posturas responsáveis e saudáveis, seja junto a natureza, em suas casas, comunidades em que vivem, incentivado a criação de hábitos conscientes a respeito do Meio Ambiente e da importância da sua preservação, bem como a necessidade do reaproveitamento do lixo que produzimos por meio da reciclagem, sobre a importância de separar o lixo gerado em nossas casas e o destino correto do lixo. Aprenderam também sobre os 3 “Rs”. Foi abordado também o vídeo sugerido pelo portal da rede (Vamos ler e parceria com a Unimed) que destaca a importância da coleta seletiva.

Um assunto muito sério e que é uma das piores formas de trabalho infantil que ainda acontece nos grandes lixões do nosso Brasil, foi também muito discutido e trabalhado em sala de aula.

Após os estudos foi proposto aos alunos uma atividade lúdica, a confecção de BRINQUEDOS e JOGOS com material reciclado (rolinhos de papel, tampinhas de garrafa, papelão, caixas,...).

Para finalizar, toda esta gama de atividades, realizamos uma amostra de brinquedos e apresentação do vídeo educativo, (Turma da Mônica), para todas as turmas da nossa escola: “É preciso reciclar”.

É importante destacar que as atividades propostas despertaram nos alunos a curiosidade, a criatividade ao construírem seus brinquedos e jogos, aguçaram seus pensamentos contribuindo assim para uma aprendizagem significativa.

Percebemos também nas conversas uma grande preocupação com o problema do lixo em nossa comunidade e atitudes conscientes no dia a dia do ambiente escolar.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto JEPP ( Jovens Empreendedores Primeiros Passos)

Anuário dos Campos Gerais