Projeto Comer Faz Bem

Autora: professora Caroline de Oliveira, 5º ano

O projeto foi idealizado afim de valorizar o trabalho das responsáveis pelo preparo e distribuição dos alimentos aos alunos pertencentes ao Programa Nacional de Alimentação Escolar, estimulando os alunos a desenvolverem bons hábitos alimentares e consciência da importância de uma alimentação saudável para prevenção de doenças crônicas não transmissíveis. Que apresentam uma incidência cada vez maior entre essa faixa etária, principalmente da obesidade que hoje em dia é considerado um problema de saúde pública.

O Projeto contempla as 13 Instituições Educacionais Municipais que recebem os alimentos advindos do Programa citado anteriormente, que consiste em cada uma das instituições de ensino desenvolver uma receita doce e uma receita salgada, para serem degustadas objetivando verificar a aceitação das mesmas.

As receitas serão avaliadas por uma comissão, sendo os  três primeiros lugares premiados com troféus.

Vale ressaltar que os pratos são parte de uma boa alimentação do que as pessoas devem priorizar durante o dia, sem deixar de lado a inclusão diária de outros alimentos na dieta.

O Responsável pelo Projeto é o nutricionista do município Deolcides Marques Junior, em parceria com a coordenadora de projetos Priscila Paulik, com apoio da secretária de educação do município Ana Wieslava. 

Durante o ano letivo nossa turma do 5o.ano da Escola Theresa  Gaertner Seifarth, vem desenvolvendo atividades relacionadas ao projeto. Hoje foi o dia de testar as receitas colocando em prática a teoria trabalhada em sala de aula. As crianças participaram da preparação dos sanduíches e degustação inclusive do prato doce, um bolo de cenoura acompanhado de castanha.

Além de elaborar as maravilhosas receitas, carinhosamente as cozinheiras  Dirce do Rocio Costa dos Santos, Cenira Ribeiro de Morais Silva e Dalila Aparecida Pereira Sviercosk, explicaram para as crianças como preparar o sanduíche natural. As crianças puderam colocar a mão na massa e preparar o próprio sanduíche. As cozinheiras compartilharam as receitas que tiveram a contribuição da Pedagoga Ione, para que as crianças possam fazer em casa com a família.    Foi possível contemplar as Competências de Conhecimento, Autoconhecimento e autocuidado, Argumentação e Cultura Digital.

-
Autora: aluna Ana Gabriela Cordeiro da Silva
Alimentação Saudável

Alimentação Saudável é o tipo de dieta que pode melhorar a nossa saúde, precisa ter todos os alimentos de modo equilibrado.

Para a alimentação ser saudável precisa ter vários tipos de alimentos, as refeições devem ser coloridas e ter todos os nutrientes, por exemplo no café, almoço e janta não pode ter uma coisa só, precisa ter frutas, verduras, grãos integrais, gorduras saudáveis e bebidas sem açúcar, como água e chás.

Uma alimentação saudável mantém nosso corpo com penso ideal e energia.

-
Autora: aluna Isabelly Prachum de Meira
Como é se alimentar bem?

Se alimentar bem é muito bom, porque você não engorda e nem fica magro. É necessário comer frutas, verduras, grãos integrais, carne de preferência não vermelha. Beber água, suco de frutas sem açúcar. Devemos evitar doces, hambúrguer, batata frita. Não podemos beber refrigerante e suco com açúcar.

Se você comer muitos doces, pode engordar e até ficar doente, precisando ir para o hospital. Isso é muito ruim, ter que tomar remédios e até injeção.

E você? Come alimentos saudáveis?

-
Autora: aluna Emily Vitória do Prado Nascimento
Porque uma alimentação saudável?

A alimentação saudável é o consumo principalmente de alimentos naturais em nossas refeições diárias. É necessário comer carnes, ovos, hortaliças, frutas, legumes, leite, óleos, massas, raízes e tubérculos.

A quantidade necessária para a alimentação saudável varia para cada organismo, já que é levado em consideração a altura, o peso e a saúde de cada indivíduo além das atividades físicas praticadas pelo mesmo.

Uma alimentação saudável previne doenças como hipertensão, obesidade, diabetes, gastrite, alergia e outras doenças não transmissíveis.

-

Autora: Natália Almeida  Estorer
Bons hábitos

A alimentação pode ser realizada de modo saudável juntamente com exercícios físicos que também contribui para a qualidade de vida, evitando doenças.

Para ter uma boa alimentação devemos diminuir as gorduras, açúcares e doces. As frutas e verduras devem ser consumidas diariamente, evitando comer em excesso massas, frituras e outros carboidratos. Sempre tomar muita água, porque água é vida.

































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto JEPP ( Jovens Empreendedores Primeiros Passos)

Anuário dos Campos Gerais