Seres microscópicos em nossas vidas
AUTORA
Professora Lilian Paula Dambros, 4º ano B
Os alunos do 4ºano B da Escola Profª Theresa Gaertner Seifarth, juntamente com a profª Lilian Paula Dambros desenvolveram dentro do estudo do componente curricular de Ciências o projeto “Seres microscópicos em nossas vidas”.
Tal projeto está relacionado à participação de fungos, vírus, protozoários e bactérias em nosso dia a dia, como por exemplo as formas de transmissão e de prevenção de doenças a eles associados. Também, o reconhecimento da importância ambiental dos fungos no processo de decomposição.
Durante todo o processo a professora foi a orientadora, enquanto os alunos foram os protagonistas deste trabalho. Desde a organização até a produção dos mapas mentais o trabalho durou o segundo trimestre todo e foi dividido em etapas. Primeiramente a professora lançou as questões geradoras oralmente para saber sobre o conhecimento empírico dos mesmos sobre o assunto (As questões foram: 1. Quem já ouviu falar sobre microrganismos? 2. O que vocês acham que são os microrganismos? 3. Citem exemplos.).
Na sequência a turma foi dividida em seis grupos, os quais eles escolheram (grupo 1 teria que responder questões sobre vírus, o grupo 2 sobre bactérias benéficas, grupo 3 sobre bactérias maléficas, grupo 4 fungos benéficos e grupo 5 fungos maléficos para os seres vivos e a natureza, grupo 6 sobre os protozoários) e cada grupo precisou buscar na internet respostas para questões sobre seus temas com os notebooks da escola, para produzir resumos.
O projeto culminou com a produção de “Mapas Mentais”, onde os grupos agiram de forma colaborativa e também, onde cada aluno demonstrou seu protagonismo ao realizar os mapas demostrando toda sua criatividade na cooperação.
Por fim, cada grupo apresentou seu mapa mental a turma e depois disso retornaram para o livro didático de ciências para acrescentar informações por meio da leitura e do estudo sistematizado.
De acordo com a professora Lilian Dambros, o trabalho com o uso dos multiletramentos (Roijo 2012) foi bastante significativo, foi possível visualizar o comprometimento deles durante todo o processo.
Professora Lilian Paula Dambros, 4º ano B
Os alunos do 4ºano B da Escola Profª Theresa Gaertner Seifarth, juntamente com a profª Lilian Paula Dambros desenvolveram dentro do estudo do componente curricular de Ciências o projeto “Seres microscópicos em nossas vidas”.
Tal projeto está relacionado à participação de fungos, vírus, protozoários e bactérias em nosso dia a dia, como por exemplo as formas de transmissão e de prevenção de doenças a eles associados. Também, o reconhecimento da importância ambiental dos fungos no processo de decomposição.
Durante todo o processo a professora foi a orientadora, enquanto os alunos foram os protagonistas deste trabalho. Desde a organização até a produção dos mapas mentais o trabalho durou o segundo trimestre todo e foi dividido em etapas. Primeiramente a professora lançou as questões geradoras oralmente para saber sobre o conhecimento empírico dos mesmos sobre o assunto (As questões foram: 1. Quem já ouviu falar sobre microrganismos? 2. O que vocês acham que são os microrganismos? 3. Citem exemplos.).
Na sequência a turma foi dividida em seis grupos, os quais eles escolheram (grupo 1 teria que responder questões sobre vírus, o grupo 2 sobre bactérias benéficas, grupo 3 sobre bactérias maléficas, grupo 4 fungos benéficos e grupo 5 fungos maléficos para os seres vivos e a natureza, grupo 6 sobre os protozoários) e cada grupo precisou buscar na internet respostas para questões sobre seus temas com os notebooks da escola, para produzir resumos.
O projeto culminou com a produção de “Mapas Mentais”, onde os grupos agiram de forma colaborativa e também, onde cada aluno demonstrou seu protagonismo ao realizar os mapas demostrando toda sua criatividade na cooperação.
Por fim, cada grupo apresentou seu mapa mental a turma e depois disso retornaram para o livro didático de ciências para acrescentar informações por meio da leitura e do estudo sistematizado.
De acordo com a professora Lilian Dambros, o trabalho com o uso dos multiletramentos (Roijo 2012) foi bastante significativo, foi possível visualizar o comprometimento deles durante todo o processo.
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